PPP - Projeto Político Pedagógico


APRESENTAÇÃO

A educação, tem finalidade proporcionar o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, afetivos, intelectual e social. Nessa perspectiva a EMEI Monsenhor Manoel Correia de Macêdo, que atende crianças na faixa etária de 2 a 6 anos, elabora o seu P.P.P embasado com REI e a LDB com seus artigos 12, 13 e 14. A LDB – lei 9.394/96 – e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, do Conselho Nacional de Educação a função de elaborar, executar e avaliar o Projeto Político Pedagógico.

LDB: Art.12 – “Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I – Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II – Administrar seu papel e seus recursos materiais e financeiros;
III – Articular-se com as famílias e comunidade, criando processos de integração da sociedade com escola.

LDB: Art.13 – Os docentes incumbir-se de:

I – Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

LDB: Art.14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola.”

         Esse projeto constitui com conjunto de orientações, que visam contribuir para o sucesso das práticas pedagógicas.

De acordo com MAIA e OYAFUSO 1998:65 in Maria Socorro Lucena, “O Projeto é o eixo central do plano escolar porque tem como objetivo principal o processo ensino-aprendizagem.”

MISSÃO

        A EMEI Monsenhor Manoel Correia de Macêdo tem como missão trabalhar na criança o seu desenvolvimento global nos seus aspectos afetivos, cognitivos e social, formando cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos.
         Temos a educação como prioridade na vida da criança que como um ser em formação necessita desse processo educativo, bem como de sua convivência não só como as demais crianças como também com os adultos.
         Partindo do principio básico de que todas as crianças têm o direito a uma educação infantil de qualidade e nossa missão é enunciar eixos norteadores contidos na Proposta Pedagógica, onde possa levar um trabalho de qualidade junto a uma gestão democrática , profissionais comprometidos e comunidade participativa buscando caminhos para alcançar os objetivos comuns.



JUSTIFICATIVA


O presente projeto justifica-se pelo reconhecimento da sua real importância dentro do contexto escolar e da comunidade como um todo, considerado a realidade sócio-cultural e financeiro da nossa comunidade buscando oferecer melhoria no ensino-aprendizagem e construção de conhecimentos que contribuíam para emancipação dos sujeitos. Favorecendo ao aluno a realidade das atividades escolares, eliminando um certo distanciamento entre a escola e família além de proporcionarmos o desenvolvimento integral do corpo discente, respeitando as diferenças individuais, “dando oportunidade ao aluno de fazer, fazendo a viver, vivendo”.

OBJETIVO GERAL


Favorecer a melhoria da qualidade do ensino na Educação Infantil, oferecendo suporte administrativo pedagógico, que viabilize o processo ensino-aprendizagem tendo como foco a criança, respeitando a sua individualidade, trabalhando de forma lúdica com a finalidade de “cuidar e educar”.

Favorecer a melhoria da qualidade do ensino na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento integral da criança enquanto ser histórico e cultural, que viabilize o processo ensino-aprendiagem tendo como foco a criança, respeitando a sua individualidade e trabalhando de forma lúdica com a finalidade de “cuidar e educar”.

METAS E AÇÕES


·       Promover reuniões com os pais dramatizações com os pais e com os professores ( relação com os pais e professores).
·       Promover palestra com os pais com o texto e reflexões.
·       Gratificar os pais que participam de todas as reuniões no final do ano.
·       Citações de autor de livro para expor no dia do PAIC na escola.
·       Organizar uma ou uma caixa ou baú, para colocar histórias infantis para as crianças levarem para sua casa. Cada professor fazer a sua ou organizar e a cada dia um aluno levar para casa, com isto iremos estimular a apreciação das histórias e cuidado com os livros.
·       Promover uma vez por mês, gincanas interclasses na Escola, tendo como objetivo desenvolver a psicomotricidade fina e grossa, a autonomia, a interação e a socialização.
- Oficina na Instituição para confeccionar os materiais para serem trabalhados nas gincanas interclasses.
·       Trabalhar a coleta. Seletiva com caixas cobertas com papeis de acordo com as cores corretas, incentivando a organização e cuidado com o meio ambiente.
·       Expor na escola, cartazes informativos de combater a dengue e os cuidados necessários que devemos ter.
·       Expor cartazes na Escola sobre o mal que o cigarro causa em sai vida e na vida das outras pessoas.
·       Viver sem preconceito, através de exposição, mostrar as diferenças raciais e crianças com necessidades especiais no nosso dia-a-dia.
·       Trabalhar Projetos onde tragam conhecimentos enriquecendo a aprendizagem da criança e estimulem a presença da família da escola.

DESAFIOS

·       Trazer a família para escola;
·       Atrair a família para escola;
·       Encaminhar criança com necessidades especiais;
·       Amenizar a evasão através da conscientização dos pais;
·       O professor buscar novos conhecimentos.

RECURSOS MATERIAIS


·       Livros de Literatura Infantil
·       Livros Didáticos (cartilhas)
·       CD’s de Filmes Infantis (desenhos animados)
·       Brinquedos Pedagógicos
·       Aparelho de Som
·       Fantoches
·       Materiais Pedagógicos
·       Aparelho de TV
·       Home-Thecher
·       Micro-system
·       Microfone
·       Fita Gomada
·       Durex
·       Quadro Branco
·       Pincel Piloto
·       Giz Cera
·       Massa de Modelar
·       Lápis de cores
·       Tinta guache
·       Papel Madeira
·       Cola Isopor
·       Cola Cliter
·       Cola Colorida
·       Papel Ofício
·       Papel Duplex
·       Cartolinas
·       Cola Branca
·       Conjunto de Canetinhas
·       Carimbos Infantis
·       Canetas Hidracor

PARCERIA

·       Prefeitura Municipal
·       Secretaria de Educação Municipal
·       Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

SOLUÇÕES


Com base nos anseios manifestados pela comunidade escolar durante a elaboração da Proposta, serão definidos a seguir todos os passos que precisam ser dados rumo ao que se pretende atingir no desenvolver desta proposta.

·       Organização e realização da Semana Pedagógica.
·       Acompanhamento dos planejamentos.
·       Apreciação dos resultados da aprendizagem.
·       Reuniões com os responsáveis para a assembléia avaliativa por cada turma sobre o rendimento da aprendizagem.
·       Promover encontros com os pais, procurando deforma participativa trabalhar os problemas e buscar soluções para procurar diminuir os conflitos familiares.
·       Continuar com o Programa de Alfabetização Idade Certa (PAIC) visando ampliar o conhecimento do professor sobre etapas de desenvolvimento da criança.
·       Executar diversos projetos, que contemplem o aprimoramento do ensino-aprendizagem.

PROPOSTA CURRICULAR

Os conteúdos irão priorizar o desenvolvimento integral das crianças.

Movimentos: As ações de movimentos envolverão múltiplas experiências corporais, possíveis de serem realizadas pela criança sozinha ou em interação com jogos, brincadeiras, danças e atividades esportivas;
Músicas: A música deverá respeitar o nível de percepção e desenvolvimento das crianças em cada fase, respeitando as diferenças sócio-culturais. As ações desenvolvidas permeiam a linguagem musical e ouso de instrumentos, desenvolvendo a melhor forma de comunicação e expressão das crianças;
Artes Visuais: Proporcionar o manuseio de diferentes materiais, explorando as formas, cores, texturas e modelagens. As ações podem ser desenvolvidas através de colagens, montagens, pinturas e modelagens;
Linguagem Escrita e Oral: A linguagem escrita e oral é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e participação nas diversas práticas sociais. As ações, a oralidade, a leitura e escrita serão trabalhados de forma integrada e complementar, proporcionando as crianças o acesso a diversidade de textos e revistas, com visitas a biblioteca.
Natureza e Sociedade: Os conteúdos serão organizados e definidos em funções das diferentes realidades e necessidades, que possam ser significativas para as crianças. As Ações: teremos diversas atividades envolvendo histórias, brincadeiras, jogos e canções o contato com pequenos e grandes animais, conhecimento próprio do corpo explorando suas habilidades físicas, motoras e perspectivas. Conhecimento de modo de viver, trabalhar e a identificação dos papeis sociais, familiares, conhecimento da fauna e da flora brasileira, valorização da vida e os cuidados com a preservação da água;
Matemática: Aprendizagem dos conteúdos matemáticos é um processo continuo, a criança constrói seu conhecimento por meio de sucessivas organizações ao longo da vida. As Ações: Através de contagem oral e noções de quantidade, sequência, seriação e classificação, manipulação e exploração de objetos e brinquedos, empilhar, rolar, encaixar, brincadeiras e cantigas que envolvam quantidades, peso, volume, tempo, dinheiro, formas geométricas e espaço.
         Estimular a participação dos pais no processo educativo dos filhos, através de interação entre professores e família, através de encontros, palestras, oficinas e culminância dos projetos.

INFANTIL II (2 ANOS)


Objetivos e Conteúdos por Âmbitos de Trabalho.

§       IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVOS

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo,conhecendo progressivamente seus limites,sua unidade e as sensações que ele produz.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.

CONTEÚDOS

*Descoberta de si mesma
*Nome
*Reconhecimento do seu nome e do nome do outro
*Auto-imagem,auto estima,identidade
*Expressão e manifestação de desconforto relativo a presença de urina e fezes nas fraldas
*Comunicação-iniciativa
*Participação em brincadeiras de ‘’esconder e achar’’ e em brincadeiras de imitação
*Necessidades próprias,possibilidades,emoções,interesses,preferências

§       MOVIMENTO

OBJETIVOS

         Familiarizar a criança com seu corpo e através do autoconhecimento a criança desenvolva maneiras de expressão corporal que absorva confiança no decorrer de seus movimentos descobrindo o limite do mesmo.

CONTEÚDOS

*Expressividade
*Mímicas:facial e gestual
*Expressão do corpo por meio da exploração das brincadeiras,do uso de espelho e da interação do corpo
*Ritmo
*Gestos, postura e da linguagem oral
*Massagem
*Coordenação visomotora

§       MÚSICA

OBJETIVOS

Ouvir,perceber e discriminar eventos sonoros diversos.
Brincar com a música,imitar,inventar.

CONTEÚDOS

*Escuta de obras musicais variadas
*Diversidade de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos
*Participação em situações que interagem músicas,canções e movimentos corporais

§       ARTES VISUAIS

OBJETIVOS

Ampliar o conhecimento do mundo que possuem,manipulando diferentes objetos e materiais
Utilizar diversos materiais sobre diferentes superfícies,ampliando assim ,as possibilidades de expressão e comunicação.

CONTEÚDOS

*Tato –visão                                            
*Observação e exploração
*Diferentes texturas
*Desenhos
*Ponto-linha-forma-cor-volume-espaço-textura
*Coordenação motora livre:rasgar papel
*amassar
*Pinturas
*Valorização da ação artística

§       NATUREZA E SOCIEDADE

OBJETIVOS

Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.


§       LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVOS

Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos,necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Interessar-se pela escuta de histórias.

CONTEÚDOS

*Uso da linguagem oral
*Expressão e compreensão oral
*Comunicação não verbal
*Literaturas infantis-contos,poemas,parlendas,trava-línguas(leituras realizadas por adultos).
*Articulação correta das palavras-estimulação
*Observação e manuseio de materiais impressos:histórias em quadrinhos,livros,revistas.
*Representação de idéias:fala,gestos,símbolos,desenho
*Aquisição e ampliação do vocabulário

§       MATEMÁTICA

OBJETIVOS

Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem,relações espaciais etc...

CONTEÚDOS

*Números
*Formas geométricas
*Comparação de objetos
*Noção de medida-tempo,espaço,quantidade
*Grandezas e medidas-tamanho,volume,temperatura.


§       ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Cantigas na hora do banho.
*Brinquedos sonoros para ser levados ao banho,alternando o silêncio e o barulho.
*Músicas da hora de se alimentar.
*Brincadeiras de roda,esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade,da espontaneidade e socialização da criança.
*Brincadeiras com músicas para estimular as crianças na manutenção de boa postura.
*Atividades no espelho,trabalhando a expressividade de cada um:as crianças farão caretas,mímicas,brincarão com a própria imagem.
*Rodinhas com histórias,músicas.
*Brincadeiras ao ar livre.
*Passeio externo ou interno para interação com crianças e adultos da escola.
*Banhos de sol.
*Brincadeiras coletivas para interação com outras crianças da sala(cantar,dançar,brincar com os brinquedos da caixa).
*Brincar em rodinhas onde a criança levanta,senta,pula,deita,rola,anda.
*Empurrar caixas.
*Contar histórias.
*Mímicas.
*Brincadeiras de pular obstáculos,manipular pequenos e grandes objetos,andar para frente e para trás,encaixar,empilhar caixas de leite ou outras.
*Brincadeiras de estátua,fique onde está,coelhinho sai da toca.
*Brincadeiras de passar por cima de cordas.
*Bambolês.
*Boliche.
*Blocos lógicos.
*Brincar de bolas.
*Brincar de ‘’cuca achou’’embaixo do lençol. (cobrir o rosto com paninhos).
*Túnel com caixa de papelão.
*Arco com fitas coloridas bem compridas para a criança se esconder e aparecer.
*Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas,argila,papel liso,rugoso, áspero ,etc...
*Pinturas com guache.
*Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
*Escuta de sons por diferentes brinquedos sonoros.
*Ouvir e aprender a cantar canções.
*Imitar sons diversos(animais,carros,ruídos,palmas,bater os pés.
*Gravar as atividades das crianças em sala e depois mostrar a elas,por meio de slide em cd.
*Cantar
músicas de acalanto(hora do soninho).
*Brincar de serra-serra serrador.
*Rodinhas para incentivar a fala(falar o nome dos amigos).
*Folhear livros,revistas.
*Rasgar papel.
*Amassar.
*Fazer bolinhas com papel.
*Expor cartaz com trabalhinhos feitos por eles.
*Brincar na areia.
*Procurar no pátio externo,tocos de pau, plantinhas,pedrinhas,pequenos animaizinhos.,etc...
*Brincar de pega-pega,ovo choco,a galinha do vizinho.
*Confecção de brinquedos com sucata.
*Contar histórias com fantoches e dedoches.
*Aula de culinária(fazer gelatinas).
*Usar muitas cores.
*Pescaria.(bacia com água e pirulitos.Eles pescam o pirulito com a peneira).
*Se sujar com areia,tintas.
*Pinturas com giz de cera,guache.(supervisionado)
*Confeccionar massinha de modelar e brincar.(supervisionado).

INFANTIL III (3 ANOS)

         O jeito de cada criança é especial e próprio dela. É esse jeito de se apresentar no mundo que deve ser valorizado, enriquecido, reforçado e amado.
         Nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu retorno, relacionados à capacidade de perceber a existência de objetos, seres cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos. Experimentar expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constantes interações com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.

ØLINGUAGEM
1.     Estórias.
2.     Brincadeiras.
3.     Coordenação.
4.     Desenho livre.
Introdução das vogais maiúsculas.
5.     Identificação das vogais nos seus nomes.
6.     Figura-fundo.
7.   Recorte/colagem, pintura.
8.          Traçados de letras.
9.          Trabalhar o alfabeto.
10.      Trabalhar parlendas, poesias e músicas.

Ø  MATEMÁTICA
1.        Linha reta e curva.
2.        Curva aberta e fechada.
3.        Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
4.        Os números de 0 a 5.
5.        Formas geométricas: círculo, triângulo, quadrado e retângulo
6.        Conceitos matemáticos: em cima, em baixo, dentro/fora, aqui/lá, pouco/muito, grande/pequeno, grosso/fino, alto/baixo, frente/atrás, perto/longe, cheio/vazio.
7.        Cor secundária: verde.
8.        Conceitos: juntar/separa, abrir/fechar, depressa/devagar.
9.        Conjunto vazio e unitário.


Ø  CIÊNCIAS SOCIAS
1.        A escola.
2.        Trabalhar as datas comemorativas dos meses.
3.        Tipos de casa.
4.        Tipos de transporte: terrestre, marítimo e aéreo.
5.        A família.

Ø  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
1.        Hábitos de higiene.
2.        Parte do corpo.
3.        Os animais. (destacando os domésticos)
4.        Os órgãos do sentido: visão, audição, paladar, tato e olfato.
5.        Seres vivos e seres não-vivos
6.        Plantas

Ø  FORMAÇÃO RELIGIOSA: TEMA CENTRAL “DEUS CRIADOR”
1.        Deus criou a luz, a terra, o mundo.
2.        Deus criou as árvores e as flores.
3.        Deus criou os animais.
4.        Deus criou o sol, a lua e as estrelas
5.        Deus criou as crianças.
6.        Deus criou todas as coisas

INFANTIL IV (4  ANOS)

           Pesquisas sobre o desenvolvimento humano, formação da personalidade, construção da inteligência e aprendizagem nos primeiros anos de vida apontam para a importância e a necessidade de um bom trabalho educacional pedagógico de boa qualidade nessa faixa etária.
           Atualmente emerge uma nova concepção de criança como criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, sujeitos de direitos, um ser sócio-cultural-histórico, produto de uma cultura e nela inserido. Diante dessa concepção e de dois aspectos associáveis. CUIDAR e EDUCAR, o trabalho pedagógico visa entender as necessidades determinadas pela faixa etária, superando a visão adultocênetrica em que a criança é concebida apenas com um vir a ser, portanto, necessita ser “PREPARADA PARA”.
           Não podemos e nem devemos entender a Educação Infantil somente como um período preparatório para o Ensino Fundamental. Precisamos compreender que nossas crianças não estão se preparando para crescer, elas estão crescendo em todos os aspectos. E nesse crescimento é que entra a nossa responsabilidade de desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade onde as nossas crianças possam se desenvolver prazerosamente em todos os aspectos legais.


ØLINGUAGEM
1.     Entrosamento com a turma.
2.     Coordenação motora.
3.     Jogos e brincadeiras.
4.     Vogais maiúsculas e minúsculas.
5.     Trabalhar seus nomes.
6.     Encontros vocálicos.
7.     Introduzir consoantes (uso do alfabeto móvel).
8.     Trabalhar rótulos de embalagens.


Ø  MATEMÁTICA
1.        Formas geométricas: triângulo, círculo, quadrado e retângulo.
2.        Tempo: agora.
3.        Conceitos: maior/menor, grosso/fino, áspero/liso, alinhamento, dentro/fora, curto/comprido.
4.        Noção de pertence e não pertence.
5.        Números naturais de 0 a 09.
6.        Sequência.
7.        Cores primárias: azul, amarelo e vermelho.
8.        Cores secundárias: laranja, verde e outras.
9.        Curvas abertas e fechadas.
10.   Lateralidade: direita/esquerda, em cima/em baixo.
11.   Figura todo/parte de objetos.
12.   Noção de fração (separar, juntar).

Ø  CIÊNCIAS SOCIAS
1.        A família.
2.        Habitação e casa.
3.        Transporte: terrestre, marítimo e aéreo.
4.        Meios de comunicação.
5.        Trabalhar as datas comemorativas (romaria de Juazeiro).
6.        A escola.

Ø  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
1.          A natureza.
2.          Partes do corpo humano.
3.          Animais: domésticos, selvagens, úteis.
4.          Noção de dia/noite.
5.          Órgãos dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato).
6.          Higiene corporal e bucal.
7.          Noção: sol, chuva, estrela, vento e chuva.
8.          Plantas.

Ø  FORMAÇÃO RELIGIOSA: TEMA CENTRAL “DEUS CRIADOR”.

1.        Deus criou a luz, a terra, o mundo.
2.        Deus criou as árvores e as flores.
3.        Deus criou os animais.
4.        Deus criou o sol, a lua e as estrelas
5.        Deus criou as crianças.
6.        Deus criou todas as coisas

INFANTIL V (5 ANOS)


           Nessa faixa etária, principalmente quando a criança já enfrentou pelo menos dois anos de Educação Infantil, o seu desenvolvimento psico-motor já é notório, nos aspectos trabalhados: cuidar/educar. E que já iniciou o seu processo de alfabetização e letramento.


ØLINGUAGEM
1.     Histórias.
2.     Vogais maiúsculas e minúsculas.
3.     Trabalhar nomes e pré-nomes a forma minúscula.
4.     Trabalhar palavras geradoras com suas famílias silábicas.
5.     Uso do alfabeto móvel.
6.     Trabalhar a linguagem escrita através de textos (poema, parlenda, música, adivinhações, etc.).
7.     Explorar rótulos de embalagens.

Ø  MATEMÁTICA
1.        Distância perto/longe.
2.        Retas e paralelas.
3.        Ordem crescente e decrescente.
4.        Números naturais de 1 a 30.
5.        Formas geométricas.
6.        Conjuntos.
7.        Conjunto vazio e unitário.
8.        Noções de soma e subtração.

Ø  CIÊNCIAS SOCIAS
1.        Trabalhar as datas comemorativas.
2.        O mundo.
3.        O homem.
4.        A família.
5.        A escola.
6.        Meios de transporte de comunicação.
7.        Dias de semana, meses e ano.
8.        Clima quente/frio (estações do ano).

Ø  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
1.        Animais: úteis, nocivos, domésticos, selvagens e mamíferos.
2.        Seres vivos e não vivos.
3.        As plantas.
4.        Os sentidos.
5.        Higiene e saúde.

Ø  FORMAÇÃO RELIGIOSA: TEMA CENTRAL “DEUS CRIADOR”.

1.        Deus criou a luz, a terra, o mundo.
2.        Deus criou as árvores e as flores.
3.        Deus criou os animais.
4.        Deus criou o sol, a lua e as estrelas
5.        Deus criou as crianças.
6.        Deus criou todas as coisas


AVALIAÇÃO


Processual, contínua, flexível, diagnostico e integrada, mediante o envolvimento e a participação do aluno que atenda as condições intelectuais, emocionais e as habilidades motoras da criança.

Um comentário:

  1. A educação de qualidade se propaga quando encontra terreno fértil para o desenvolvimento das ações pedagógicas proposta por educadores corajosos e comprometidos com a EDUCAÇÃO.Esse é o pensamento e desejo da superintendente:
    Socorro P.

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