APRESENTAÇÃO
A educação, tem finalidade
proporcionar o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, afetivos,
intelectual e social. Nessa perspectiva a EMEI Monsenhor Manoel Correia de
Macêdo, que atende crianças na faixa etária de 2 a 6 anos, elabora o seu P.P.P
embasado com REI e a LDB com seus artigos 12, 13 e 14. A LDB – lei 9.394/96 – e
as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, do Conselho
Nacional de Educação a função de elaborar, executar e avaliar o Projeto
Político Pedagógico.
LDB: Art.12 – “Os estabelecimentos de ensino,
respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência
de:
I – Elaborar e
executar sua proposta pedagógica;
II – Administrar seu
papel e seus recursos materiais e financeiros;
III – Articular-se com
as famílias e comunidade, criando processos de integração da sociedade com
escola.
LDB: Art.13 – Os
docentes incumbir-se de:
I – Participar da
elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
LDB: Art.14 – Os
sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público
na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os
seguintes princípios:
I – Participação dos
profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola.”
Esse
projeto constitui com conjunto de orientações, que visam contribuir para o
sucesso das práticas pedagógicas.
De acordo com MAIA e
OYAFUSO 1998:65 in Maria Socorro Lucena, “O Projeto é o eixo central do plano
escolar porque tem como objetivo principal o processo ensino-aprendizagem.”
MISSÃO
A
EMEI Monsenhor Manoel Correia de Macêdo tem como missão trabalhar na criança o
seu desenvolvimento global nos seus aspectos afetivos, cognitivos e social,
formando cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos.
Temos
a educação como prioridade na vida da criança que como um ser em formação
necessita desse processo educativo, bem como de sua convivência não só como as
demais crianças como também com os adultos.
Partindo
do principio básico de que todas as crianças têm o direito a uma educação
infantil de qualidade e nossa missão é enunciar eixos norteadores contidos na
Proposta Pedagógica, onde possa levar um trabalho de qualidade junto a uma
gestão democrática , profissionais comprometidos e comunidade participativa
buscando caminhos para alcançar os objetivos comuns.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto justifica-se pelo
reconhecimento da sua real importância dentro do contexto escolar e da
comunidade como um todo, considerado a realidade sócio-cultural e financeiro da
nossa comunidade buscando oferecer melhoria no ensino-aprendizagem e construção
de conhecimentos que contribuíam para emancipação dos sujeitos. Favorecendo ao
aluno a realidade das atividades escolares, eliminando um certo distanciamento
entre a escola e família além de proporcionarmos o desenvolvimento integral do
corpo discente, respeitando as diferenças individuais, “dando oportunidade ao
aluno de fazer, fazendo a viver, vivendo”.
OBJETIVO GERAL
Favorecer a melhoria
da qualidade do ensino na Educação Infantil, oferecendo suporte administrativo
pedagógico, que viabilize o processo ensino-aprendizagem tendo como foco a
criança, respeitando a sua individualidade, trabalhando de forma lúdica com a
finalidade de “cuidar e educar”.
Favorecer a melhoria
da qualidade do ensino na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento
integral da criança enquanto ser histórico e cultural, que viabilize o processo
ensino-aprendiagem tendo como foco a criança, respeitando a sua individualidade
e trabalhando de forma lúdica com a finalidade de “cuidar e educar”.
METAS E AÇÕES
· Promover
reuniões com os pais dramatizações com os pais e com os professores ( relação
com os pais e professores).
· Promover
palestra com os pais com o texto e reflexões.
· Gratificar
os pais que participam de todas as reuniões no final do ano.
· Citações
de autor de livro para expor no dia do PAIC na escola.
· Organizar
uma ou uma caixa ou baú, para colocar histórias infantis para as crianças
levarem para sua casa. Cada professor fazer a sua ou organizar e a cada dia um
aluno levar para casa, com isto iremos estimular a apreciação das histórias e
cuidado com os livros.
· Promover
uma vez por mês, gincanas interclasses na Escola, tendo como objetivo
desenvolver a psicomotricidade fina e grossa, a autonomia, a interação e a
socialização.
-
Oficina na Instituição para confeccionar os materiais para serem trabalhados
nas gincanas interclasses.
· Trabalhar
a coleta. Seletiva com caixas cobertas com papeis de acordo com as cores
corretas, incentivando a organização e cuidado com o meio ambiente.
· Expor
na escola, cartazes informativos de combater a dengue e os cuidados necessários
que devemos ter.
· Expor
cartazes na Escola sobre o mal que o cigarro causa em sai vida e na vida das
outras pessoas.
· Viver
sem preconceito, através de exposição, mostrar as diferenças raciais e crianças
com necessidades especiais no nosso dia-a-dia.
· Trabalhar
Projetos onde tragam conhecimentos enriquecendo a aprendizagem da criança e
estimulem a presença da família da escola.
DESAFIOS
·
Trazer a família para escola;
·
Atrair a família para escola;
·
Encaminhar criança com necessidades
especiais;
·
Amenizar a evasão através da
conscientização dos pais;
·
O professor buscar novos conhecimentos.
RECURSOS MATERIAIS
· Livros
de Literatura Infantil
· Livros
Didáticos (cartilhas)
· CD’s
de Filmes Infantis (desenhos animados)
· Brinquedos
Pedagógicos
· Aparelho
de Som
· Fantoches
· Materiais
Pedagógicos
· Aparelho
de TV
· Home-Thecher
· Micro-system
· Microfone
· Fita
Gomada
· Durex
· Quadro
Branco
· Pincel
Piloto
· Giz
Cera
· Massa
de Modelar
· Lápis
de cores
· Tinta
guache
· Papel
Madeira
· Cola
Isopor
· Cola
Cliter
· Cola
Colorida
· Papel
Ofício
· Papel
Duplex
· Cartolinas
· Cola
Branca
· Conjunto
de Canetinhas
· Carimbos
Infantis
· Canetas
Hidracor
PARCERIA
· Prefeitura
Municipal
· Secretaria
de Educação Municipal
· Programa
Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
SOLUÇÕES
Com base nos anseios manifestados pela comunidade escolar
durante a elaboração da Proposta, serão definidos a seguir todos os passos que
precisam ser dados rumo ao que se pretende atingir no desenvolver desta
proposta.
· Organização e realização da Semana Pedagógica.
· Acompanhamento dos planejamentos.
· Apreciação dos resultados da aprendizagem.
· Reuniões com os responsáveis para a assembléia avaliativa
por cada turma sobre o rendimento da aprendizagem.
· Promover encontros com os pais, procurando deforma
participativa trabalhar os problemas e buscar soluções para procurar diminuir
os conflitos familiares.
· Continuar com o Programa de Alfabetização Idade Certa (PAIC)
visando ampliar o conhecimento do professor sobre etapas de desenvolvimento da
criança.
· Executar diversos projetos, que contemplem o aprimoramento
do ensino-aprendizagem.
PROPOSTA CURRICULAR
Os conteúdos irão priorizar o desenvolvimento integral das
crianças.
Movimentos: As ações de movimentos
envolverão múltiplas experiências corporais, possíveis de serem realizadas pela
criança sozinha ou em interação com jogos, brincadeiras, danças e atividades
esportivas;
Músicas: A música deverá
respeitar o nível de percepção e desenvolvimento das crianças em cada fase,
respeitando as diferenças sócio-culturais. As ações desenvolvidas permeiam a
linguagem musical e ouso de instrumentos, desenvolvendo a melhor forma de
comunicação e expressão das crianças;
Artes Visuais: Proporcionar o manuseio
de diferentes materiais, explorando as formas, cores, texturas e modelagens. As
ações podem ser desenvolvidas através de colagens, montagens, pinturas e
modelagens;
Linguagem Escrita e
Oral: A
linguagem escrita e oral é um dos elementos importantes para as crianças
ampliarem suas possibilidades de inserção e participação nas diversas práticas
sociais. As ações, a oralidade, a leitura e escrita serão trabalhados de forma
integrada e complementar, proporcionando as crianças o acesso a diversidade de
textos e revistas, com visitas a biblioteca.
Natureza e Sociedade: Os conteúdos serão
organizados e definidos em funções das diferentes realidades e necessidades,
que possam ser significativas para as crianças. As Ações: teremos diversas atividades envolvendo histórias,
brincadeiras, jogos e canções o contato com pequenos e grandes animais,
conhecimento próprio do corpo explorando suas habilidades físicas, motoras e
perspectivas. Conhecimento de modo de viver, trabalhar e a identificação dos
papeis sociais, familiares, conhecimento da fauna e da flora brasileira,
valorização da vida e os cuidados com a preservação da água;
Matemática: Aprendizagem dos
conteúdos matemáticos é um processo continuo, a criança constrói seu
conhecimento por meio de sucessivas organizações ao longo da vida. As Ações: Através de contagem oral e
noções de quantidade, sequência, seriação e classificação, manipulação e
exploração de objetos e brinquedos, empilhar, rolar, encaixar, brincadeiras e
cantigas que envolvam quantidades, peso, volume, tempo, dinheiro, formas
geométricas e espaço.
Estimular a participação dos pais no
processo educativo dos filhos, através de interação entre professores e
família, através de encontros, palestras, oficinas e culminância dos projetos.
INFANTIL II (2 ANOS)
Objetivos e
Conteúdos por Âmbitos de Trabalho.
§
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
OBJETIVOS
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo,conhecendo progressivamente seus limites,sua
unidade e as sensações que ele produz.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.
CONTEÚDOS
*Descoberta de si mesma
*Nome
*Reconhecimento do seu nome e do nome do outro
*Auto-imagem,auto estima,identidade
*Expressão e manifestação de desconforto relativo a presença de urina e fezes nas fraldas
*Comunicação-iniciativa
*Participação em brincadeiras de ‘’esconder e achar’’ e em brincadeiras de imitação
*Necessidades próprias,possibilidades,emoções,interesses,preferências
§
MOVIMENTO
OBJETIVOS
Familiarizar a criança com seu corpo e através do autoconhecimento a criança desenvolva maneiras de expressão corporal que absorva confiança no decorrer de seus movimentos descobrindo o limite do mesmo.
CONTEÚDOS
*Expressividade
*Mímicas:facial e gestual
*Expressão do corpo por meio da exploração das brincadeiras,do uso de espelho e da interação do corpo
*Ritmo
*Gestos, postura e da linguagem oral
*Massagem
*Coordenação visomotora
*Mímicas:facial e gestual
*Expressão do corpo por meio da exploração das brincadeiras,do uso de espelho e da interação do corpo
*Ritmo
*Gestos, postura e da linguagem oral
*Massagem
*Coordenação visomotora
§
MÚSICA
OBJETIVOS
Ouvir,perceber e discriminar eventos sonoros diversos.
Brincar com a música,imitar,inventar.
CONTEÚDOS
*Escuta de obras musicais variadas
*Diversidade
de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos
*Participação em situações que interagem músicas,canções e movimentos corporais
*Participação em situações que interagem músicas,canções e movimentos corporais
§
ARTES
VISUAIS
OBJETIVOS
Ampliar o conhecimento do mundo que possuem,manipulando diferentes objetos e materiais
Utilizar diversos materiais sobre diferentes superfícies,ampliando assim ,as possibilidades de expressão e comunicação.
CONTEÚDOS
*Tato –visão
*Observação
e exploração
*Diferentes texturas
*Desenhos
*Ponto-linha-forma-cor-volume-espaço-textura
*Coordenação motora livre:rasgar papel
*amassar
*Pinturas
*Valorização da ação artística
*Diferentes texturas
*Desenhos
*Ponto-linha-forma-cor-volume-espaço-textura
*Coordenação motora livre:rasgar papel
*amassar
*Pinturas
*Valorização da ação artística
§
NATUREZA
E SOCIEDADE
OBJETIVOS
Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
§
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
OBJETIVOS
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos,necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Interessar-se pela escuta de histórias.
CONTEÚDOS
*Uso da linguagem oral
*Expressão e compreensão oral
*Comunicação não verbal
*Literaturas infantis-contos,poemas,parlendas,trava-línguas(leituras realizadas por adultos).
*Articulação correta das palavras-estimulação
*Observação e manuseio de materiais impressos:histórias em quadrinhos,livros,revistas.
*Representação de idéias:fala,gestos,símbolos,desenho
*Aquisição e ampliação do vocabulário
§
MATEMÁTICA
OBJETIVOS
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem,relações espaciais etc...
CONTEÚDOS
*Números
*Formas geométricas
*Comparação de objetos
*Noção de medida-tempo,espaço,quantidade
*Grandezas e medidas-tamanho,volume,temperatura.
§
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS
*Cantigas na hora do banho.
*Brinquedos sonoros para ser levados ao banho,alternando o silêncio e o barulho.
*Músicas da hora de se alimentar.
*Brincadeiras de roda,esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade,da espontaneidade e socialização da criança.
*Brincadeiras com músicas para estimular as crianças na manutenção de boa postura.
*Atividades no espelho,trabalhando a expressividade de cada um:as crianças farão caretas,mímicas,brincarão com a própria imagem.
*Rodinhas com histórias,músicas.
*Brincadeiras ao ar livre.
*Passeio externo ou interno para interação com crianças e adultos da escola.
*Banhos de sol.
*Brincadeiras coletivas para interação com outras crianças da sala(cantar,dançar,brincar com os brinquedos da caixa).
*Brincar em rodinhas onde a criança levanta,senta,pula,deita,rola,anda.
*Empurrar caixas.
*Contar
histórias.
*Mímicas.
*Brincadeiras de pular obstáculos,manipular pequenos e grandes objetos,andar para frente e para trás,encaixar,empilhar caixas de leite ou outras.
*Brincadeiras de estátua,fique onde está,coelhinho sai da toca.
*Brincadeiras de passar por cima de cordas.
*Bambolês.
*Boliche.
*Blocos lógicos.
*Brincar de bolas.
*Brincar de ‘’cuca achou’’embaixo do lençol. (cobrir o rosto com paninhos).
*Túnel com caixa de papelão.
*Arco com fitas coloridas bem compridas para a criança se esconder e aparecer.
*Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas,argila,papel liso,rugoso, áspero ,etc...
*Pinturas com guache.
*Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
*Escuta de sons por diferentes brinquedos sonoros.
*Ouvir e aprender a cantar canções.
*Imitar sons diversos(animais,carros,ruídos,palmas,bater os pés.
*Gravar as atividades das crianças em sala e depois mostrar a elas,por meio de slideem cd.
*Cantar músicas de acalanto(hora do soninho).
*Brincar de serra-serra serrador.
*Rodinhas para incentivar a fala(falar o nome dos amigos).
*Folhear livros,revistas.
*Rasgar papel.
*Amassar.
*Mímicas.
*Brincadeiras de pular obstáculos,manipular pequenos e grandes objetos,andar para frente e para trás,encaixar,empilhar caixas de leite ou outras.
*Brincadeiras de estátua,fique onde está,coelhinho sai da toca.
*Brincadeiras de passar por cima de cordas.
*Bambolês.
*Boliche.
*Blocos lógicos.
*Brincar de bolas.
*Brincar de ‘’cuca achou’’embaixo do lençol. (cobrir o rosto com paninhos).
*Túnel com caixa de papelão.
*Arco com fitas coloridas bem compridas para a criança se esconder e aparecer.
*Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas,argila,papel liso,rugoso, áspero ,etc...
*Pinturas com guache.
*Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
*Escuta de sons por diferentes brinquedos sonoros.
*Ouvir e aprender a cantar canções.
*Imitar sons diversos(animais,carros,ruídos,palmas,bater os pés.
*Gravar as atividades das crianças em sala e depois mostrar a elas,por meio de slide
*Cantar
*Brincar de serra-serra serrador.
*Rodinhas para incentivar a fala(falar o nome dos amigos).
*Folhear livros,revistas.
*Rasgar papel.
*Amassar.
*Fazer
bolinhas com papel.
*Expor cartaz com trabalhinhos feitos por eles.
*Brincar na areia.
*Procurar no pátio externo,tocos de pau, plantinhas,pedrinhas,pequenos animaizinhos.,etc...
*Brincar de pega-pega,ovo choco,a galinha do vizinho.
*Confecção de brinquedos com sucata.
*Contar histórias com fantoches e dedoches.
*Aula de culinária(fazer gelatinas).
*Usar muitas cores.
*Pescaria.(bacia com água e pirulitos.Eles pescam o pirulito com a peneira).
*Se sujar com areia,tintas.
*Pinturas com giz de cera,guache.(supervisionado)
*Confeccionar massinha de modelar e brincar.(supervisionado).
*Expor cartaz com trabalhinhos feitos por eles.
*Brincar na areia.
*Procurar no pátio externo,tocos de pau, plantinhas,pedrinhas,pequenos animaizinhos.,etc...
*Brincar de pega-pega,ovo choco,a galinha do vizinho.
*Confecção de brinquedos com sucata.
*Contar histórias com fantoches e dedoches.
*Aula de culinária(fazer gelatinas).
*Usar muitas cores.
*Pescaria.(bacia com água e pirulitos.Eles pescam o pirulito com a peneira).
*Se sujar com areia,tintas.
*Pinturas com giz de cera,guache.(supervisionado)
*Confeccionar massinha de modelar e brincar.(supervisionado).
INFANTIL
III (3 ANOS)
O jeito de cada criança é especial e próprio
dela. É esse jeito de se apresentar no mundo que deve ser valorizado,
enriquecido, reforçado e amado.
Nos primeiros anos de vida, o contato
com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu
retorno, relacionados à capacidade de perceber a existência de objetos, seres
cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos.
Experimentar expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as
primeiras significações para elementos do mundo e realizando ações cada vez
mais coordenadas e intencionais, em constantes interações com outras pessoas
com quem compartilha novos conhecimentos.
ØLINGUAGEM
1.
Estórias.
2.
Brincadeiras.
3.
Coordenação.
4.
Desenho livre.
Introdução das vogais maiúsculas.
5.
Identificação das vogais nos seus nomes.
6.
Figura-fundo.
7. Recorte/colagem,
pintura.
8.
Traçados de letras.
9.
Trabalhar o alfabeto.
10. Trabalhar
parlendas, poesias e músicas.
Ø MATEMÁTICA
1.
Linha reta e curva.
2.
Curva aberta e fechada.
3.
Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
4.
Os números de 0 a 5.
5.
Formas geométricas: círculo, triângulo, quadrado
e retângulo
6.
Conceitos matemáticos: em cima, em baixo,
dentro/fora, aqui/lá, pouco/muito, grande/pequeno, grosso/fino, alto/baixo,
frente/atrás, perto/longe, cheio/vazio.
7.
Cor secundária: verde.
8.
Conceitos: juntar/separa, abrir/fechar,
depressa/devagar.
9.
Conjunto vazio e unitário.
Ø CIÊNCIAS
SOCIAS
1.
A escola.
2.
Trabalhar as datas comemorativas dos meses.
3.
Tipos de casa.
4.
Tipos de transporte: terrestre, marítimo e
aéreo.
5.
A família.
Ø CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
1.
Hábitos de higiene.
2.
Parte do corpo.
3.
Os animais. (destacando os domésticos)
4.
Os órgãos do sentido: visão, audição, paladar,
tato e olfato.
5.
Seres vivos e seres não-vivos
6.
Plantas
Ø FORMAÇÃO
RELIGIOSA: TEMA CENTRAL “DEUS CRIADOR”
1.
Deus criou a luz, a terra, o mundo.
2.
Deus criou as árvores e as flores.
3.
Deus criou os animais.
4.
Deus criou o sol, a lua e as estrelas
5.
Deus criou as crianças.
6.
Deus criou todas as coisas
INFANTIL
IV (4 ANOS)
Pesquisas sobre o desenvolvimento humano, formação da
personalidade, construção da inteligência e aprendizagem nos primeiros anos de
vida apontam para a importância e a necessidade de um bom trabalho educacional
pedagógico de boa qualidade nessa faixa etária.
Atualmente emerge uma nova concepção de criança como
criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, sujeitos de direitos, um ser
sócio-cultural-histórico, produto de uma cultura e nela inserido. Diante dessa
concepção e de dois aspectos associáveis. CUIDAR e EDUCAR, o trabalho
pedagógico visa entender as necessidades determinadas pela faixa etária,
superando a visão adultocênetrica em que a criança é concebida apenas com um
vir a ser, portanto, necessita ser “PREPARADA PARA”.
Não podemos e nem devemos entender a Educação Infantil
somente como um período preparatório para o Ensino Fundamental. Precisamos
compreender que nossas crianças não estão se preparando para crescer, elas
estão crescendo em todos os aspectos. E nesse crescimento é que entra a nossa
responsabilidade de desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade onde as
nossas crianças possam se desenvolver prazerosamente em todos os aspectos
legais.
ØLINGUAGEM
1.
Entrosamento com a turma.
2.
Coordenação motora.
3.
Jogos e brincadeiras.
4.
Vogais maiúsculas e minúsculas.
5.
Trabalhar seus nomes.
6.
Encontros vocálicos.
7.
Introduzir consoantes (uso do alfabeto móvel).
8.
Trabalhar rótulos de embalagens.
Ø MATEMÁTICA
1.
Formas geométricas: triângulo, círculo, quadrado
e retângulo.
2.
Tempo: agora.
3.
Conceitos: maior/menor, grosso/fino,
áspero/liso, alinhamento, dentro/fora, curto/comprido.
4.
Noção de pertence e não pertence.
5.
Números naturais de 0 a 09.
6.
Sequência.
7.
Cores primárias: azul, amarelo e vermelho.
8.
Cores secundárias: laranja, verde e outras.
9.
Curvas abertas e fechadas.
10. Lateralidade:
direita/esquerda, em cima/em baixo.
11. Figura
todo/parte de objetos.
12. Noção
de fração (separar, juntar).
Ø CIÊNCIAS
SOCIAS
1.
A família.
2.
Habitação e casa.
3.
Transporte: terrestre, marítimo e aéreo.
4.
Meios de comunicação.
5.
Trabalhar as datas comemorativas (romaria de
Juazeiro).
6.
A escola.
Ø CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
1.
A natureza.
2.
Partes do corpo humano.
3.
Animais: domésticos, selvagens, úteis.
4.
Noção de dia/noite.
5.
Órgãos dos sentidos (visão, audição, paladar,
tato e olfato).
6.
Higiene corporal e bucal.
7.
Noção: sol, chuva, estrela, vento e chuva.
8.
Plantas.
Ø FORMAÇÃO
RELIGIOSA: TEMA CENTRAL “DEUS CRIADOR”.
1.
Deus criou a luz, a terra, o mundo.
2.
Deus criou as árvores e as flores.
3.
Deus criou os animais.
4.
Deus criou o sol, a lua e as estrelas
5.
Deus criou as crianças.
6.
Deus criou todas as coisas
INFANTIL
V (5 ANOS)
Nessa
faixa etária, principalmente quando a criança já enfrentou pelo menos dois anos
de Educação Infantil, o seu desenvolvimento psico-motor já é notório, nos
aspectos trabalhados: cuidar/educar. E que já iniciou o seu processo de
alfabetização e letramento.
ØLINGUAGEM
1.
Histórias.
2.
Vogais maiúsculas e minúsculas.
3.
Trabalhar nomes e pré-nomes a forma minúscula.
4.
Trabalhar palavras geradoras com suas famílias
silábicas.
5.
Uso do alfabeto móvel.
6.
Trabalhar a linguagem escrita através de textos
(poema, parlenda, música, adivinhações, etc.).
7.
Explorar rótulos de embalagens.
Ø MATEMÁTICA
1.
Distância perto/longe.
2.
Retas e paralelas.
3.
Ordem crescente e decrescente.
4.
Números naturais de 1 a 30.
5.
Formas geométricas.
6.
Conjuntos.
7.
Conjunto vazio e unitário.
8.
Noções de soma e subtração.
Ø CIÊNCIAS
SOCIAS
1.
Trabalhar as datas comemorativas.
2.
O mundo.
3.
O homem.
4.
A família.
5.
A escola.
6.
Meios de transporte de comunicação.
7.
Dias de semana, meses e ano.
8.
Clima quente/frio (estações do ano).
Ø CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
1.
Animais: úteis, nocivos, domésticos, selvagens e
mamíferos.
2.
Seres vivos e não vivos.
3.
As plantas.
4.
Os sentidos.
5.
Higiene e saúde.
Ø FORMAÇÃO
RELIGIOSA: TEMA CENTRAL “DEUS CRIADOR”.
1.
Deus criou a luz, a terra, o mundo.
2.
Deus criou as árvores e as flores.
3.
Deus criou os animais.
4.
Deus criou o sol, a lua e as estrelas
5.
Deus criou as crianças.
6.
Deus criou todas as coisas
AVALIAÇÃO
Processual, contínua,
flexível, diagnostico e integrada, mediante o envolvimento e a participação do
aluno que atenda as condições intelectuais, emocionais e as habilidades motoras
da criança.
A educação de qualidade se propaga quando encontra terreno fértil para o desenvolvimento das ações pedagógicas proposta por educadores corajosos e comprometidos com a EDUCAÇÃO.Esse é o pensamento e desejo da superintendente:
ResponderExcluirSocorro P.