Quem Somos


BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA


         Ao primeiro mês de Julho de 1948 foi fundado o Dispensário Nossa Senhora Das Dores, com a chegada das Missionárias de Jesus Crucificado, vindas do Sul do Pais.
         Presentes estavam a Madre Geral da Congregação, Madre Maria do Calvário, sua secretária Madre Verônica e várias outras Irmãs e Autoridades locais.
          A finalidade desta obra seria beneficiar os pobres para quem a casa foi fundada.
         No sítio Limoeiro grande parte das terras pertenciam à congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, então foi doado o terreno para a construção de um Centro Social que beneficiaria as famílias carentes daquela comunidade.
         Em 1972, deu-se início ao projeto da construção idealizada pela congregação.
         Através de donativos e mutirões, toda comunidade se mobilizou na construção do Centro Social a partir de 20 de fevereiro de 1972.
         No momento foram levantadas as paredes e cobertas duas salas, iniciando assim as atividades de alfabetização, com duas professoras, Maria Alzira e Maria Guiomar com sessenta crianças carentes.
         Sendo uma atividade filantrópica e mantida por donativos, essa instituição passou por muitos momentos difíceis.
         O projeto foi crescendo, o Centro Social sendo ampliado e os trabalhos tomando proporções maiores, que beneficiava não só as crianças mas também as famílias.
          Com o passar do tempo a instituição acolhia a comunidade em geral recebendo ajuda do município e do estado. A mesma desenvolvia trabalhos de ação social.
         Em 23 de setembro de 1976 a escola recebe a visita da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e fecha convênio, onde foi as melhores épocas. O convênio com a LBA perdurou até 1994.
         Desde da sua fundação até o ano de 2010 a diretora sempre foi a Irmã Maria Neli Sobreira com 40 anos na direção e 62 anos de vida religiosa.
         A escola mudou de nome quatro vezes, primeiro, Centro Social do Dispensário Nossa Senhora Das Dores, depois, Escola de 1° Grau Dispensário Nossa Senhora Das Dores, com a implantação da 1ª série logo em seguida, Escola Municipal de Educação Infantil do Dispensário Nossa Senhora Das Dores e no momento é Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor Manoel Correia de Macêdo.
         O ultimo nome deu-se por motivo da municipalização escola como homenagem ao diretor espiritual que fez muito a Congregação das Missionárias.
Atualmente administrando junto a Irmã Maria Neli Sobreira está Maria Liduina Silva Inácio.
DIAGNÓSTICO

 

A Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor Manoel Correia de Macêdo, localizada a Rua Ernestina Dias Sobreira, 719, bairro Limoeiro atende crianças com faixa etária de 02 a 06 distribuídas nas séries, infantil II, III, IV e infantil V, nos turnos manhã e tarde.

A escola compõe um quadro de 16 Professores, 03 auxiliares, 02 merendeiras, 04 auxiliares de serviços gerais e Núcleo Gestor composto de 01 Diretora Administrativa, 01 Coordenadora Pedagógica e uma Secretária Escolar.

As dificuldades apontadas são poucas, porém, de grande destaque para tomadas de decisões. Entre os problemas está à ausência da família no processo ensino-aprendizagem e a falta de acompanhamento, a evasão, por motivo de mudanças, ou seja, famílias flutuantes.

Entre outros, temos dificuldades em trabalhar inclusão, sabemos que faz parte do nosso currículo, porém não temos profissionais qualificados e o espaço físico não é adaptado, para pessoas com necessidades especiais, assim não podemos promover a acessibilidade de deficientes físicos e visuais, pois nossas salas de aula têm degraus que dificultam o acesso.

Uma sala de aula onde se trabalha com 20 crianças e uma delas é especial, essa turma teria que ser acompanhada por dois educadores, no entanto existe carência de profissionais qualificados para dar suporte, e assim desenvolver os trabalhos na Instituição de Educação Infantil, pensando no bem estar da criança, dos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


A escola Municipal de Ed. Infantil Monsenhor Manoel Correia de Macêdo, Localizada na Rua Ernestina Dias Sobreira, n° 719, bairro Limoeiro, CEP: 63030-180, na Zona Urbana, em Juazeiro do Norte-CE, telefone (88) 3511-3313, CNPJ: 11093840/001-62, registro no INEP, código 23165260 do Censo Escolar, prédio alugado à Prefeitura Municipal, cujo Proprietário é Maria Neli Sobreira.
A Escola é composta por um Diretor Administrativo, Maria Liduína Silva Inácio, um Coordenador Pedagógico, Josicléia de Oliveira Souza, Um secretário Escolar, Maria Guiomar Filgueiras Calou.
A EMEI atende uma clientela de 301 crianças distribuídas em 16 turmas: Infantil II, com 77 alunos, Infantil III, com 73 alunos, Infantil IV, com 67 alunos, e Infantil V, com 84 alunos, nos turnos matutino e vespertino. A Escola é Composta por 14 professores, todos Especialista, sendo 60% com Licenciatura plena dentro da Lei Estabelecida pelo MEC, 04 auxiliares de serviços gerais e 02 merendeiras.
A EMEI é constituída por 13 salas de aula, com espaço físico para Biblioteca Infantil, Brinquedoteca, Auditório, Pátio de recreação, sala de Material Pedagógico, Secretaria, Sala de Recepção, Diretoria, Cantina, Cozinha e Refeitório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário